A paidéia

Resumo...

     As civilizações desenvolveram-se no norte da África e na Ásia, somente depois na Europa, com a Grécia e Roma. Caracteriza-se cinco períodos históricos na Grécia antiga: micênico, homérico arcaico, clássico e helenistico. A civilização micênica era formada principalmente por aristocracia militar com a cidade de micenas como destaque. Nos tempos homéricos destacavam-se os cantores que recitavam em praça pública. Como Homero e a Odisséia. No período arcaico a escrita deixou de ser sagrada, surgiu a moeda e as cidades-estado (pólei). "A filosofia é filha da cidade.". Já no Período clássico destacou-se as artes, a literatura e a filosofia. Nos séculos do período helenístico houve a decadência política com a invasão dos romanos e a fusão da tradição grega com a oriental.
     A educação começa com a formação integral e o surgimento das póleis, aparecendo as primeiras escolas. O chamado "ócio digno" significava ter tempo livre, privilégio daqueles que não precisavam cuidar da própria subsistência. Escola vem do grego "scholê" significando inicialmente "o lugar do ócio". A inversão total do pólo na educação (transformação física para espiritual) ocorreu por influência dos filósofos. A paidéia, que significa algo como civilização, cultura, tradição, literatura, educação, tudo de uma vez, abrangia a formação integral do ser humano. Poemas eram recitados de cor em praça pública e seu conteúdo oferecia os temas básicos de toda educação escolar. "Homero o educador da Grécia". A educação espartana constituía-se de formação militar e cuidados com corpo, já a educação ateniense formou a concepção do Estado onde surgiu a figura do cidadão e os pedagogos ("paidagogos" aquele que conduz a criança), também tinham a educação musical extremamente valorizada e aumentaram a exigência de uma melhor formação intelectual, escreviam em tabuinhas enceradas e os cálculos eram feitos com o auxílio dos dedos e do ábaco. Em Atenas surgiram os primeiros ginásios (do grego "gimnus ", nú) e os sofistas, "professores de sabedoria", iniciaram uma espécie de educação superior, também tornaram a medicina parte integrante da cultura geral. Se a saúde fazia parte do ideal grego de educação é preciso entender que ginastas e médicos concebiam a cultura física na sua dimensão espiritual.
     No período helenistico, paidéia torna-se "enciclopédia" que significa educação geral e é caracterizada pelas chamadas "sete artes liberais": gramática, retórica, dialética, aritmética, música, geometria e astronomia, acrescentando-se, depois, a filosofia e a teologia. Formou-se a Universidade de Atenas. No âmbito da pedagogia surgiram questões como: "O que é melhor ensinar?"  "Como é melhor ensinar?" e "Para que ensinar?", com Sócrates e os períodos da filosofia grega pré-socrático, socrático e pós-socrático, quando surgiu o método socrático onde pergunta-se, finge-se não saber para descobrir a própria ignorância e chegar na parte construtiva de conceber novas ideias. "Só sei que nada sei." "Conhece-te a ti mesmo." O saber é o diálogo. Nenhum conhecimento pode simplesmente ser dado, deve-se passar como condição para desenvolver a capacidade de pensar e chegar ao conhecimento de si mesmo. Os sofistas criaram a educação intelectual que se tornou independente da educação física e da musical, valorizaram a figura do professor e profissionalizaram a função. Platão, discípulo de Sócrates, disse que as ideias são mais reais que as próprias coisas, que o governo deve ser confiado aos mais sábios, que aprender é lembrar, que educar não é levar o conhecimento de fora para dentro, mas despertar no indivíduo o que ele já sabe. Já para Isócrates seria melhor contentar-se com a opinião razoável e, disseram, que ele "ensinou a Grécia a falar.". Depois, Aristóteles veio com uma teoria realista, que diz que as coisas podem ser compreendidas a partir das coisas mesmas e que o ser humano se distingue do animal pela capacidade de pensar e deve fazer exercício dessa atividade, entrando no campo da ética tendo em vista o bem para alcançar a felicidade, consistindo na plenitude da realização humana.
     Já no pós-socrático o estoicismo diz que o ser humano deve fugir do prazer ao buscar a felicidade e o epicurismo que a felicidade é a busca do prazer. Dos tempos heróicos até o helenismo, a educação passou por ênfase em habilidade militar, por predominância física e esportiva, até a prioridade em literatura e retórica, da pedagogia da essência até a pedagogia da existência.

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(História da Educação e da Pedagogia - Geral e Brasil, Cap. 3, Antiguidade grega: a paidéia)

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