(In)Dependência

Generosidade vem de gene. O gene humano, quando transferido intencionalmente para outro, necessariamente com boa intenção, transforma-se em ação denominada: generosidade. Quando alguém tem muito conhecimento e começa a comunicar esse conhecimento de graça, dizem que é generoso. Quando tem muito e doa, é generoso.
Aqui tem muita experiência, e consciência, com textos positivos e informativos, com dicas e orientações para refletir, viver melhor, com mais qualidade e, inclusive, com informações para recuperação de dependentes químicos, tudo que tem a ver com o assunto aparece aqui.
No intuito de ajudar,uma generosa ajuda...

Para uma ajuda mais substancial clique aqui...

Teoria da Felicidade

     ( "e algum remédio que me dê alegria" - Cazuza )

     Felicidade não é um estado emocional (prazer, bem estar), é um modo de vida, um estilo de vida em que temos o exercício de nossas capacidades, potencialidades.
     Apesar de não parecer, a euforia, que é igual a alegria, não tem nada a ver com felicidade. A felicidade é a versão prolongada do prazer. Prestígio, fama, dinheiro, círculo de amizades, bom humor, companhias, casamento, família, sexo são importantes e até indispensáveis, básicos, mas não garantem por si só o bem-estar duradouro, tudo isso é transitório e as circunstâncias mudam e nosso estado de humor também.
     Não existe um remédio que deixe mais feliz, apenas que ressaltam a felicidade já existente. drogas psicotrópicas fornecem um suplemento neurobiológico ao cérebro que o faz operar corretamente, regulando os níveis de serotonina, então não dá mais alegria, conserta para que volte a sentir.
     Sorte e revés, saber lidar  com o movimento da vida usando-o a nosso favor com o manejo de recursos interiores. Vida simples, aproveitar e lidar melhor com falta, necessidade e com mudanças. Pôr a felicidade naquilo que depene de nós, sem esquecer a vulnerabilidade humana.
     Platão idealizava a felicidade como a base da harmônia espiritual, uma vida reta, com critérios objetivos, sem dependência de prazeres triviais. Os gregos diziam que felicidade é ter uma vida natural, livre de sistema social, de luxúria, orgulho, maldade. Já para os estoicos é a aceitação do inevitável, a disciplina intelectual. Entre os helênicos, Epicuro inspirou o hedonismo (doutrina que considera o prazer como princípio e fim da vida moral).
     Prazer, desejo e medo da morte. Com a sabedoria de que para morrer basta estar vivo. Fruição da vida efêmera sem querer tempo infinito. Saúde do corpo, serenidade do espírito, conhecimento seguro dos desejos. Ausência de sofrimentos físicos e perturbações da alma. Ser pragmático: Prazer evitado quando o resultado for negativo e sofrimento acolhido quando o resultado for positivo. Experimentar o presente (todas as situações) com um mínimo de dor e sofrimento, aceitar a inevitabilidade dos maus momentos (e a ansiedade, tristeza e medo) sem complicá-las com negação de emoções ou tentativa de fuga. Ama-se o que tem e não o que falta, a vontade jamais será inteiramente satisfeita, num despojamento parecido com o nirvana budista.
     Mais importante que a felicidade, é a alegria de simplesmente estar vivo, de estar aqui na Terra para esta aventura efêmera.


     depressão        neutralidade                              euforia   
           |________________|______|___________|
                                                   humanidade

  
     - Thiago Lucas



Quanto mais eu busco e mais estudo sobre o real sentido das coisas e das pessoas, mais eu percebo quão abstrato é o que procuro. Eis então que, nestas andanças, conheci mais uma definição que pode ajudar a todos que, assim como eu, possuem essa inquietude...





Será.

Transformar o ordinário em extraordinário. Essa é a chave para criar mais lembranças boas. Drible o esquecimento. A memória não registra o que acontece na maior parte do tempo. Ela grava os momentos de maior emoção e/ou que acontecem no final de uma experiência. Para o cérebro, um instante de alegria pura vale mais do que uma semana de bem estar moderado, cujos detalhes fatalmente acabarão descartados pela memória e não ajudarão você a se sentir feliz no futuro. Por isso, é fundamental criar o máximo de momentos bons - e registrá-los da forma mais detalhada possível.
A rotina não produz sentimentos intensos. A memória é refém dos picos de emoção, como frustrações e alegrias.
Reinterprete o passado. Lembranças ruins são fortes, mas elas podem ganhar um novo significado com o passar do tempo. A ciência já provou que as memórias passam por um período de instabilidade sempre que você se recorda de alguma coisa. Isso significa que elas estão sujeitas a ganhar novas informações - e sim, serem alteradas. É possível reinterpretar lembranças negativas. Basta que você passe por alguma situação feliz - ela cria um novo contexto, que permite transformar as memórias ruins.
Experimente fazer coisas diferentes . A chave é buscar um cotidiano rico em novidades, mesmo que não pareçam grande coisa.
Ter metas (objetivos). Nosso cérebro foi programado para perpetuar os desfechos.
Saber o que gosta, parar o tempo.

É como se os benefícios dessas experiências prazerosas irrigassem satisfação para outras áreas da vida, criando condições para que você estabeleça um fluxo positivo para produzir memórias mais interessantes sobre o presente e para reinterpretar recordações do passado, boas memórias dependem do contato com essa fluidez. Quando sentimos a felicidade acontecendo no presente, e não somente no passado.

     -

























   


O ser humano:

      Completa os 21
      Torna-se os 30
      Empurra-se aos 40
      Chega aos 50
      Alcança os 60

     Fórmula da juventude  

     -Dez dicas para permanecer jovem:

     1. Livre-se de todos os números não essenciais (inclui idade, altura e peso).

     2. Conserve só os amigos alegres (pessimistas deprimem).

     3. Continue a aprender (nunca deixe o cérebro inativo=uma mente inativa é oficina do diabo. E o nome da família do diabo é Alzheimer).

     4. Aprecie as coisas simples.

     5. Ria sempre, muito e alto.

     6. Lágrimas acontecem (os únicos que estão conosco o tempo todo somos nós mesmos, mostre estar vivo enquanto estiver vivo).

     7. Rodeie-se daquilo que ama (família, animais, coleções, música, plantas, hobbies. Teu lar é teu refúgio).

     8, Cuide da saúde (se estiver boa preserve, se instável melhore, se estiver além de seu poder peça ajuda).

     9. Não faça viagem a culpa (vá pra perto, pra longe, mas não onde estiver a culpa).

     10. Diga às pessoas que as ama, sempre que puder.


     "Junte amigos. Lute pelo que acredita. Mude de opinião. Namore! Ore! Pense em novas possibilidades... Queira loucamente. Ria frequentemente. Sonhe! Trabalhe com prazer. Use a imaginação. Viva! Xe. Que-ma. Te. Zele por você. "

     Fórmula do sucesso:

     Motivação (gostar e proporcionar mais)
     Treino (30.000 horas)
     Autocontrole (controle e paciência)
 +  Sorte (positivismo e acaso)
--------------------------------
     Sucesso

     - thiagolucas














   ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário